4 de março de 2010

Futebol, Economia, e será que vai chover?


Existem três coisas que sempre me chamaram a atenção pelo número de previsões e, principalmente, explicações que os chamados "entendidos" no assunto costumam dar: futebol, economia e previsão do tempo.
Fato é que para esses três tópicos as explicações sempre parecem muito óbvias depois dos ocorridos. Na economia, ouvimos que "a bolsa caiu devido à publicação de um relatório sobre a queda de produção das indústrias de bolinha de gude do leste europeu". Mas essa mesma "explicação" seria dada se a bolsa tivesse subido!
A "previsão" do tempo também é muito boa para dar explicações: "dissemos que ia fazer sol, mas a massa de ar frio vinda da Argentina acabou se encontrando com o núcleo de alta pressão, provocando o temporal...".
No futebol então, os profetas do passado deitam e rolam. Vamos imaginar um jogo que foi 1x0, gol de cabeça após cobrança de falta. O jogo inteiro foi o time A na retranca e jogando bola na área do adversário, até que no último minuto saiu o gol da vitória. Após o jogo, ouvimos o seguinte: "Todo mundo sabe que o time A é bom nesse jogada! O treinador do time B não poderia ter deixado isso acontecer! Parabéns para o técnico do time A, que treinou bem e soube aproveitar a qualidade dos seus jogadores". O problema é que este mesmíssimo jogo, por um detalhe, poderia ter sido vencido pelo time B, que perdeu várias oportunidades! Aí, os comentários seriam: "O time A não pode depender apenas dessa jogada... insistiu muito, mesmo quando viu que não estava dando certo. Culpa do técnico, que é limitado".
Ou seja, assim como ninguém foi capaz de prever a crise mundial, nem se vai chover no fim de semana, não dê muita atenção se algum amigo seu cravar o campeão da Libertadores 2010.
Meu palpite? É Tetra!

2 comentários:

  1. Renas Dias, o texto sem dúvidas é uma constatação da realidade e muito bem escrito, por sinal...rs.
    Ao passo que tomamos decisões e esperamos por bons resultados, devemos nos preparar para os maus. E, consequentemente as críticas virão.
    Uma partida de futebol nos surpreende, e o "TIMÃO" está em seu auge, apesar de ser muito mais uma investida de marketing, ele tem se mantido muito bem no campeonato. PORÉM, acredito na força são paulina. Desistir não faz parte do vocabulário do time, e isso sem dúvidas deixa o jogo bem mais interessante! rsss
    QUE VENÇA O MELHOR! rs

    ResponderExcluir
  2. Belo texto Renas! Continuo cravando que o São Paulo cairá nas quartas de final da Libertadores!!

    ResponderExcluir