26 de março de 2010

Corinthians tem ampla vantagem contra freguês!

Vantagem corinthiana no Majestoso

Agência Corinthians (http://www.corinthians.com.br/)

26/03/10 10h21

Domingo, no estádio do Pacaembu, será realizado o clássico entre Corinthians x São Paulo. E nos últimos sete jogos entre os times, a vantagem é toda do Timão (são quatro vitórias e três empates) Será o 289º encontro do Majestoso, como o duelo entre os clubes é conhecido, em 74 anos de disputa.

No resumo histórico, são 108 triunfos do alvinegro, 92 empates e 88 vitórias do time do Morumbi. O Timão marcou 417 gols e sofreu 390. O maior artilheiro deste confronto é o ídolo dos anos 30 e 40, o atacante Teleco, com 24 gols. Ele é seguido de Baltazar e Cláudio, com 17 gols cada.

A primeira vez em que os clubes se enfrentaram foi em 22 de março de 1936, no Parque São Jorge. Com três gols de Teleco, a equipe da casa venceu por 3 a 1 e começou a sua hegemonia. No ano passado a vantagem foi totalmente alvinegra nos cinco confrontos realizados. O primeiro duelo foi em 15 de fevereiro de 2009, válido pela oitava rodada do Paulistão. No Morumbi, empate por 1 a 1, gol de André Santos.

Dois outros jogos, aconteceram pelas semifinais daquele mesmo Estadual, e o Corinthians fez o placar de 2 a 1 no Pacaembu e 2 a 0 no Morumbi. No dia 21 de junho, pelo primeiro turno do Brasileirão, Cristian, Chicão e Jucilei anotaram os gols da vitória do Timão por 3 a 1. No segundo, o Fenômeno Ronaldo fez o gol do empate em 1 a 1.

O primeiro jogo do Timão no Estádio Paulo Machado de Carvalho aconteceu em 25 de agosto de 1940 , Corinthians 2 x 3 São Paulo.

São 45 vitórias Corinthianas, 34 empates e 47 vitórias do time do Morumbi. O Timão marcou 199 gols e sofreu 205 no Pacaembu.

2 comentários:

  1. Queridos colegas e amigos da mesa.
    Essa é a primeira de uma série de passagens históricas que pretendo fazer por aqui...
    gravem esse nome: LUIZ FRANCISCO TOLOZA, um profeta do futebol, que consegue sim, analisar o esporte bretão, com uma completa imparcialidade tricolor...
    Amantes do esporte mais contagiante do universo, a história desse Blog se dividirá entre antes e depois desse dia de HOJE, 26/3/2010, o dia em que EU postei o meu primeiro depoimento...
    antes de mais nada, sou um homem racional, mais racional que emocional, e por isso me capacido a analisar as coisas de maneira fria, desde a mais sensível pele de um nenê, à mais terrível bomba suicida.

    O Futebol é como um marco histórico, que ao meu ver já deveria engolbar o escopo de matérias letivas em colégios e universidades do mundo inteiro. Pelo futebol é possível descrever a história do mundo, os relacionamentos entre os seres humanos, os momentos emocionais e políticos das nações, entre outros que poderíamos descrever...

    Mas apesar da emoção e paixão que o futebol carrega em seus bolsos, sinto destacar que este segue uma trajetória de declínio em beleza e técnica, onde artifícios físicos e tecnológicos têm interferido para que a técnica e magia dos dribles, tabelas e jogadas de efeito sejam perdido relevância frente a lances truncados e faltosos onde prevalece a força contra a arte.

    Jogo pelo Resultado!!! esse é o mais recente jargão utilizados por treinadores ao redor do mundo... onde o que se objetiva é simplesmente o resultado e não o teatro do futebol, cujo foco é a diversão do público.
    Esse é um dos grandes motivos pelos quais as equipes de São Paulo e Gambá, apesar de possuirem elencos com personagens de alta qualidade, vêm apresentando um futebol pífeo, de magia ausente, simplesmente por que seus terinadores se contentam com vitórias magras e sem brilho.
    Gostaria de, nessa minha primeira participação, colocar a discussão na mesa, sobre uma medida agressiva para tornar o futebol um esporte que brilhe os nossos olhos pela sua beleza, como a equipe da Baixada têm resgatado com enorme eficiência nos últimos 3 meses, algo raro no futebol. Pensem na possibilidade de um campeonato, que pode ser de pontos corridos, em que o empate resulta em 1 ponto para cada equipe, a vitória simples, 2 pontos para o ganhador, a vitória por 2 gols de diferença, 3 pontos e a vitória por 3 ou mais gols de diferença, 4 pontos para a equipe vencedora.

    Ainda tenho muito para falar e dicutir com vocês, ilustres membros dessa mesa. Mas postegarei esse previlégio a nossos leitores...

    Bjunda e Saudações daquele que recebeu a maior bênção que um ser-humano poderia receber, a de torcer para a equipe mais vencedora do país mais vencedor do universo.

    Kiko Toloza

    ResponderExcluir
  2. LUIZ FRANCISCO TOLOZA,

    Guardaremos esse nome!!!

    Seja muuuito bem vindo ao Blog da Mesa!!!

    Que hoje seja mesmo um marco para todos nós...

    Contamos com a sua ilustre participação para acalentar ainda mais as discussões aqui nesse espaço.

    E a respeito da sua proposta, poderiamos realmente fazer um Estadual com essas regras para ver o que dava...

    No mínimo interessante...

    Um beijo.

    P.S. O Blog da Mesa está aberto a postar artigos dos Leitores em sua página principal!

    Quando estiver inspirado para escrever sobre um tema que não esteja aqui em discussão nos mande para o e-mail blogdamesa@gmail.com

    Em breve teremos um de nossos leitores (de codnome Divas) narrando sua experiência no clássico Madrileño desse final de semana: Real X Atl. Madrid, em pleno Santiago Bernabeu!

    ResponderExcluir