14 de abril de 2010

Não considero o Sport campeão de 87...

A imprensa que "passa um pano" quer considerar Sport e Flamengo campeões de 87.

Isso é um absurdo!!! Veja abaixo recorte da matéria do UOL de hoje que resume bem o motivo pelo qual o Sport nem sequer deveria ser citado no campeonato de 87:

"...
Toda a polêmica em torno do assunto começou pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A principal entidade do futebol nacional, que hoje tem lucro de milhões todos os anos, em 1987 enfrentou o seu pior momento. Incapaz de organizar um Campeonato Brasileiro, o órgão delegou esta função aos próprios clubes, dando o seu aval para esta empreitada.
...
No novo Módulo Amarelo, 16 times foram divididos em dois grupos. Os escolhidos foram América-RJ, Atlético-GO, Atlético-PR, Bangu, Ceará, Criciúma, CSA, Guarani, Inter de Limeira, Joinville, Náutico, Portuguesa, Rio Branco, Sport, Treze e Vitória.

Chegaram à final Guarani e Sport. Os paulistas venceram a primeira partida, em Campinas, por 2 a 0. Os pernambucanos, por sua vez, derrotaram o adversário em seus domínios e, após um empate por 0 a 0 na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. Depois de 11 cobranças convertidas para cada lado, os dois clubes fecharam um acordo para dividir o título.
(Nota: Deu pra entender como nesse momento o "título" do módulo amarelo AINDA não valia nada. Nem os próprios times deram importância pra esse Torneio Tapa-Buraco! Mas a CBF, mesmo falida, haveria de aprontar para tentar recuperar o moral que havia perdido...)

A polêmica começa a partir deste momento. Quando decidiu aumentar o número de clubes na Copa União, a CBF instituiu que os dois primeiros colocados dos módulos Verde e Amarelo deveriam se enfrentar em um quadrangular para, aí sim, definir quem seria o campeão daquela temporada.

O problema é que os participantes do Módulo Verde sempre foram contra esta proposta e, quando o quadrangular foi realizado, Flamengo e Internacional simplesmente não jogaram. Desta forma, a CBF considerou que as partidas de Sport e Guarani contra esses dois clubes foram vencidas por W.O.

Com isso, no começo de 1988, Sport e Guarani voltaram a fazer uma espécie de final. No primeiro confronto, empate por 1 a 1 e, no dia 7 de fevereiro, os pernambucanos venceram por 1 a 0 e foram intitulados, pela CBF, campeões brasileiros de 1987.

Assim, o Flamengo foi o vencedor do torneio disputado entre os idealizadores da Copa União, competição que teve aval da CBF, enquanto o Sport ganhou outra competição criada posteriormente pela própria entidade que comanda o futebol brasileiro.
..."

Leia na íntegra a matéria:
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/04/14/virada-de-mesa-em-1987-foi-decisiva-para-polemica-da-taca-das-bolinhas.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário