4 de maio de 2010

E que tenha início o Centenário de uma nação!

Boa tarde amigos!! Imaginava escrever este texto somente amanhã pela manhã, mas o trânsito lá fora é grande, a ansiedade maior ainda e por isso vou redigí-lo agora.

Todos já sabem o péssimo, terrível, deprimente histórico do Corinthians em mata-mata de Libertadores. O resultdao no Maracanã foi ótimo para o Flamengo. O fato de não ter sofrido gol em casa deve ser relevado e muito. Não nos esqueçamos que em 2003 e 2006, anos dos fatídicos confrontos contra o River Plate da Argentina, o Timão marcou gols fora de casa e mesmo assim foi eliminado no jogo da volta. Em 2003 perdemos no Monumental de Nunes por 2x1 de virada (pega pega Geninho no Morumbi) e por 3x2 em 2006, com o "gol da classificação" marcado por Xavier aos 47 do segundo tempo. Mesmo assim a classificação não veio. O comandante (?) era o metrosexual (?) Ademar Braga.

Pois é, triste constatar, mas em 2010 fizemos ainda pior! Obtivemos um resultado inferior aos outros anos em que fomos eliminados. O simples 1x0 não nos basta como bastava em 03 e 06 e caso haja disputa nos penaltis, teremos Bruno, um especialista, pela frente.

Desalentador é analisarmos o primeiro embate no RJ. Esqueçamos o primeiro tempo, quando não havia qualquer condição de jogo e o árbitro foi um irresponsável por deixar a redonda "rolar". No segundo tempo, com um jogador a mais, o Corinthians de Mano Menezes pouco criou e pouco desejou criar. Postura absolutamente covarde e equivocada. O conjunto foi mal mais uma vez. Com exceção dos excelentes desempenhos de Chicão e Jucilei, a equipe esteve apática e abaixo da crítica. Como foi até agora em todo o ano de 2010. Conseguirá o Corinthians jogar amanhã aquilo que ainda não jogou em 4 meses desse ano??

E o fenômeno Ronaldo?! Foi triste não?! Até os torcedores de outras agremiações que veneram o gênio ficaram constrangidos por ele. Uma lástima, deveria ter sido sacado muito antes dos 37 da etapa final.

Duvido que Ronaldo jogue bem amanhã. E cada vez acredito menos na estrela dele. Uma coisa é ser abençoado quando ainda se possui alguma condição de jogo, como foi em 2009. Outra é esperar isso de um corpo com mais de cem quilos e um ano mais velho. Tem uma hora que o brilho apaga e é assim para todos. Todavia o escalaria sim amanhã. Para jogar os primeiros 45 minutos. Apesar de tudo ele ainda pode num lampejo cada vez mais raro, estufar as redes. Caso seu desempenho seja o mesmo que presencíamos até aqui, ou seja, um 2010 vergonhoso digno de um Souza, deve ser sacado no intervalo e não regressar ao gramado. Que Mano Menezes tenha coragem e bom senso para agir como deve.

Ainda bem que só me resta mais uma noite para conseguir dormir antes do clássico. Essa semana está arrastada e nós, torcedores apaixonados, temos ruminado um misto de ansiedade, medo e taquicardia a espera do jogo de volta. Esse processo teve início ainda no Maracanã, logo após o apito final de Carlos Amarilla...foi duro suportar essa semana, não passa nunca.

Pacaembu lotado, times motivados, experientes e com camisas que pesam demais. Baita jogo, imprevisível. Futebol não tem lógica, basta vermos o que houve entre Santos e Santo André. E se com 5 minutos de jogo Adriano e Chicão se desentenderem e forem expulsos?! E se no primeiro cruzamento pra área, Ronaldo Angelim se enrolar, puser a mão na bola a o árbitro assinalar o penalti? E se com dois minutos Vágner Love for pras redes?!

Vai ser suado, duro e sofrido para ambos os lados. Escrevo isso e o coração acelera. Estarei no Pacaembu, numeradas descobertas, assim como estive no Maracanã, via Timão Tur que sacaneou e prejudicou mais de duas centenas de pessoas, um serviço porco e estelionatário.

Quem me conhece sabe que de maneira geral sou um corinthiano realista/pessimista. Se analisarmos friamente o que o Corinthians (não) fez em 2010 não vai dar, o Mengão ficará com a vaga. Mas isso é futebol, tem muitos seres humanos envolvidos e em uma noite aquilo que o Corinthians ainda não fez, pode ser a combustão para um jogo épico, com uma arrancada poderosa, onde a comunhão entre time, torcida e estádio se faça sentir por todos os poros de cada um que lá estará. Pode ser o início de uma conquista histórica. No futebol tudo tem um começo e amanhã poderemos presenciar mais um. O começo do Corinthians do centenário, aquele que a fiel tanto deseja.

O Corinthians vencerá por 2x0 com gols de Dentinho e Elias. Saravá São Jorge.

6 comentários:

  1. cara, finalmente encontro um texto lúcido e coerente de um torcedor apaixonado!
    quanta bobagem a gente encontra pela internet. quanto xingamento à toa. quanto desmerecimento ao clube rival.
    aqui, não. és corinthiano, tens orgulho disso, mas nem por isso precisas tripudiar sobre o adversário. pelo contrário, enxerga no adversário qualidades que às vezes eu, como torcedor rubro-negro, não as enxergo.
    torço para que seja um jogo maravilhoso. emocionante ao extremo. inclusive vou mandar minha letra lá em meu blog também, porque tá foda, chega domingo mas não chega quarta-feira!
    palpitasse 2x0 coringão.
    lá no blog eu palpito outro resultado :)
    e que vença quem mais merecer. o mundo não acaba amanhã.
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Rossetti, compartilho um texto que anda circulando pela NET. Não conheço a autoria, mas endosso as palavras (resumi para caber aqui...):
    Carta aberta aos jogadores (e torcedores) do Corinthians. (30/04/10)
    Atletas, Comissão, Diretoria e Nação,
    Como dizem por aí, sou apenas mais um louco do bando. No entanto esse “apenas” significa demais pra mim. Nos meus quase 30 anos, o grito de torcida que mais mexeu comigo foi “Corinthians minha vida, minha história, meu amor”. No meu caso, vale 100%. Me sinto no direito de escrever:
    É preciso união digna de nossa história, de nossa paixão. Que juntos, lutemos por um único ideal.
    Felipe, jogue como jogou em 2007. Feche o gol. Lembre-se da sensação que sentiu ao voar na torcida após a vitória contra o Ceará. Volte pra falar na sala de imprensa, novamente com seu filho ao lado, como herói.
    Alessandro, você é o representante do espírito guerreiro. Precisaremos de você no melhor dos seus momentos. Aquele que marca demais e quando vai ao ataque toca de lado e corre pra receber.Faça valer seu passado com nosso manto no presente.
    Chicão, você é o cara! Não preciso dizer nada. Seja o que foi na partida do Maracanã. Quero ver você chamando os jogadores pra si, mordendo nosso escudo ao marcar mais um gol. William, ah capitão! Precisa manter a rapaziada ligada. Tem que sufocar. São os 90 minutos mais importantes da nossa história.
    Robertão, você é um monstro, mas chegou a hora de esquecer tudo que você ganhou. Você jogará como se a partida contra o Flamengo fosse a primeira oportunidade de conquista na sua vida. Seus chutes serão potentes como nunca.
    Ralf, Faça tudo como vem fazendo, com a raça habitual que no final será recompensado.
    Jucilei, essa é sua hora. Você é o cara desse meio campo. Corra atrás de todas as bolas. Você é o principal jogador do esquema tático, é o que faz com que ele funcione a perfeição.
    Elias, é hora de fazer a maior partida da sua passagem pelo Timão. Você tem uma categoria invejável. Um pulmão incansável. Esqueça a Europa, vá por mim, o próximo jogo é mais importante do que qualquer coisa que você já tenha vivido. Quero o Elias do jogo do Racing, aparecendo a todo momento, se livrando da marcação pelo excesso de movimentação.
    Danilo, lembra do CorinthiansxPalmeiras do começo do ano? Ali você foi atacante, zagueiro, lateral esquerdo, vibrou com o time, com a torcida. É isso que você precisa fazer quarta. Tire uma vibração e uma energia que talvez não seja nem de sua personalidade. Mas seja, de uma vez por todas, Corinthians.
    Dente, você é do terrão, viveu o rebaixamento, renasceu na subida, é o artilheiro da “era Mano” e vive uma fase incrível. Continue igual e marque gols, quantos forem possíveis.
    Ronaldo, meu velho, respeito tudo que você fez no seu passado no futebol, mas AQUI É CORINTHIANS! Não tem bola perdida, não tem jogador que não se movimenta, que não disputa todas as bolas. Resolva, ressurja mais uma vez das cinzas.
    Mano, sou seu mano. Confio demais no seu trabalho e no seu potencial. Mas já sabe que quarta-feira não vai dar só na tática e na técnica. Acima de tudo terá que ser coração. Eles precisam brigar por todos os lances, com raça e inteligência. Não é pra bater, é pra não deixar jogar. Não é pra ficar com a bola no pé sem saber o que fazer, é pra tocar, girar o campo e abrir os espaços.
    Nação, quarta a festa tem que ser algo nunca visto. Não podemos parar de gritar com força um segundo sequer. Não dá. Não pode. Exigiremos do time toda a dedicação mas precisamos apoiá-los incondicionalmente o tempo todo. Gritar, gritar e vaiar o adversário sempre que estiver com a bola. Tem que ser um caldeirão absurdo, algo que o Pacaembu em seus 70 anos de história nunca viveu. Arquibancada, Laranja, Tobogã e Numeradas numa só voz. No grito de Corinthians. Não pode parar. Somos parte fundamental no processo e a vitória também depende de nós. Na apreensão não pode haver silêncio. O grito simplesmente precisa ser mais forte. Vai, Fiel. Cante, empurre e não pare nunca.
    Eu farei minha parte, e você?
    MAIS DO QUE NUNCA, VAI CORINTHIANS!

    ResponderExcluir
  3. Olá Í.ta**!! Obrigado pela palavras!! Estamos muito felizes com sua frequência e opiniões em nosso blog!! Continue sempre conosco!!
    Sobre o que escrevi, essa é minha maneira de ver futebol. É muita estupidez querer menosprezar uma equipe com o peso, a história e os jogadores que o Flamengo possui. Assim como não dá para querer achar que o Corinthians tem um timaço invencível, porque não tem.
    Enfim, que seja um jogaço e que o Timão saia com a vitória para sua tristeza na pele de um rubro-negro apaixonado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Eça!! Que assim seja!! Amém!! Obrigado pelo texto postado aqui e pela frequencia!! Abração!!

    ResponderExcluir
  5. 4 X 0
    3 de Ronaldo e 1 de Chicão!
    Luiz Luz

    ResponderExcluir
  6. Deus te ouça!! Seria indescritível!! Abraços e Vai Corinthians!!

    ResponderExcluir