14 de fevereiro de 2011

Valeu fenômeno!!!

Não darei bom dia aos estimados amigos, pois hoje não pode ser um bom dia para os amantes do futebol e também para os torcedores corinthianos!

Sim, não nego, já era hora. O momento na verdade foi dezembro do ano passado. Uma pena tê-lo deixado passar, mas aqui na Terra ninguém é Deus e não sendo fica complicado adivinhar o futuro.

Chegou o dia. Ronaldo Nazário, o Fenômeno, deixou os gramados do futebol mundial para ficar apenas na História. Digo "apenas", pois o fato de não mais atuar causa uma tristeza absurda.

Chega ao fim mais uma era do futebol brasileiro e mundial. ZIdane após a Copa do Mundo de 2006 e agora Ronaldo, são os dois gênios de um longo período do futebol. Ambos eleitos por três vezes cada como melhores jogadores do mundo pela Fifa. Ambos campeões mundiais com suas seleções. Um deles, o maior artilheiro da história de todas as Copas. Para Zidane, o maior que viu foi Ronaldo e para Ronaldo, Zidane. Não é coincidência!

Não vou ficar mais falando da carreira de um dos dez maiores jogadores da História do futebol mundial, ou ao menos de um dos dez atacantes. Futebol não é exato e cada qual tem suas preferências. Vou agora para o meu lado de torcedor corinthiano.


Foram dois anos sensacionais, mágicos, gostosos, prazeroros ter Ronaldo Fenômeno vestindo a camisa do Corinthians e treinando conosco lá na Zona Leste.

Foi a maior tacada da gestão do atual presidente!

Ronaldo orgulhou a todos os fieis e nos encheu de alegria! Todos os holofotes estavam no Parque São Jorge. Até a euforia e propagação de um título brasileiro do rival São Paulo sofreu um baque. Ronaldo era do Corinthians Paulista!

Diria que meus momentos mais bacanas e marcantes como torcedor do Corinthians são divididos em 3 momentos. A época de Ronaldo Giovanelli e Neto, o período Marcelinho, Rincón e o timaço do Mundial Fifa 2000 e agora a época do Ronaldo. Sim, não citei Carlitos Tevez, mas foram tantas turbulências dos tais Kia-Dualib, que atrapalharam uma época que tinha tudo para ser muito mais especial do que de fato foi.

São momentos, fases, etapas como estas que marcam nossa trajetória como torcedores de um clube!! Há sim no Corinthians a era Ronaldo e me orgulho por ter feito parte dela! Ir ao Pacaembu e ver seu nome festejado como um gol quando o placar eletrônico o anunciava. O domínio de bola diferenciado, o toque, o poder de finalização. Quantos torcedores mirins são hoje "timoneiros" por causa do carisma e da empatia do Fenômeno??

Quantos momentos são de fato marcantes na nosso vida, em nosso rotineiro cotidiano??

Quantas vezes já chorei de alegria no futebol ao longo desses 22 anos que tenho como torcedor (completarei 30 de vida em junho deste anos)?? Poucas , talvez umas 10 ou 15 se muito...

E Ronaldo está num desses momentos épicos, que lembrarei para sempre e contarei aos meus filhos. Lembro da minha comemoração, do abraço em meu pai, do meu sogro deitado no sofá e de como foi aquele dia. Do mergulho que dei na piscina depois do jogo para acalmar o excesso de adrenalina que insistia em não sair da minha corrente sanguinea. Era o primeiro gol de Ronaldo com nossa camisa!! Justo contra o Palmeiras, justo no último minuto, justo de cabeça que sempre foi seu fraco. Uma comemoração explosiva do autor, algo anormal em sua carreira de maturidade e frieza. Um gol que nos manteve invictos naquela altura do Paulista e que assim foi até o final, "campeão paulista invicto e fenomenal". Depois houve outras jóias, como os dois golaços antológicos contra o Santos na Vila Belmiro, o título nacional da Copa do Brasil com um belo gol no primeiro jogo da final. Três gols contra o Fluminense no Pacaembu, sendo dois golaços!! A invencibilidade contra o São Paulo. Outros gols contra o Palmeiras...enfim, momentos eternizados no meu DNA de corinthiano.

Para mim desde o instante do anúncio da chegada do Homem ao clube até agora nesse exato momento, já fora de peso e com alguns fracassos, sempre foi um tremendo orgulho ter um ícone mundial jogando no meu clube de coração.

Valeu demais!! Foi do cacete!! Está na História do futebol, do Corinthians e na minha!!

Obrigado Ronaldo por se aposentar jogando no Corinthians!!

Hoje não é um dia fácil pra mim, mas vou me ater aos bons momentos e na conscientização de que na vida tudo passa e o fundamental é não passar em branco, algo que definitivamente Ronaldo nunca fez, e no Corinthians não foi diferente.

Encerro inserindo o link com a narração de um profissional que está longe de ser dos meus preferidos, mas que no antológico gol contra o Palmeiras, após o retorno de mais uma de suas gravíssimas contusões, executou a mais emocionante de todas as narrações deste gol. Ouçam Oswaldo Maciel na rádio Transamérica.

Valeu Fenômeno!

http://blogs.abril.com.br/gustavozupak/2009/03/os-gols-ronaldo.html


Um comentário:

  1. não me saem da memória os dois gols contra a alemanha.

    marcante a carreira deste cara!

    abraços.

    ResponderExcluir